Passado/Presente

a construção da memória no mundo contemporâneo

O que é Passado/Presente?

Posted by Rui Bebiano em 01-10-2006

jornaisA História indaga o passado, integra-o em nexos explicativos, tenta compreender os tempos e os seus intérpretes. Observa um vivido que se desdobra permanentemente, pois tudo o que ocorre logo se transforma em ocorrido. O movimento de vaivém entre o passado e o presente torna-se particularmente visível no tempo que atravessamos, marcado, na intensidade da mudança e no ampliar das geografias, por uma relação simultaneamente conflitual e de complementaridade entre a nostalgia e a desmemória. A primeira determina o interesse por um acontecido, vivido e imaginado, que preenche as nossas representações do mundo, mas a segunda une-se a uma vertigem de esquecimento que os crescentes fluxos da informação tendem a acentuar.

A obsessão contemporânea pelo passado − pelas comemorações, pelos museus e pelos monumentos, pelos velhos bairros e centros históricos, pelas tradições (autênticas ou fabricadas), pelas perigosas «essências identitárias», tanto quanto pelas biografias, pelos filmes e romances de temática histórica, pelos textos sagrados, pela ressurreição dos antigos ícones, por um consumo revivalista − parece compensar os inevitáveis progressos do esquecimento. Mas este interesse pelo acontecido tende sempre a revê-lo, a adaptá-lo, a ficcioná-lo também, produzindo e reproduzindo um passado-outro que não é senão um novo cenário, projectado sobre um velho palco, para os relatos do mundo.

O objectivo de Passado/Presente é produzir e manter um espaço de divulgação e de reflexão centrado na história do mundo actual, mas aberto a diferentes saberes e acessível a um público diversificado de investigadores e de interessados. Nele se procurará divulgar e cruzar informações, críticas, documentos, opiniões, comentários ou apontamentos relacionados com os diversos processos e tendências da observação contemporânea do passado recente, principalmente aquele que se desenvolve, em dimensão planetária, desde os finais da 2a. Guerra Mundial até à actualidade. Passado/Presente manter-se-á igualmente atento à integração dinâmica, na experiência actual, das leituras contemporâneas do passado.

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: