Passado/Presente

a construção da memória no mundo contemporâneo

Um retrato fundamental

Posted by Miguel Cardina em 19-04-2007

ppNo primeiro episódio, a sucessão inicial das imagens é acompanhada por um texto magnetizante, interrompido pelo verdadeiro começo – as filmagens de um parto. Quando termina o programa, e como lembrava há dias Eduardo Prado Coelho, «apetece chorar». Não por uma qualquer nostalgia induzida, mas porque vemos o passado como um país distante, com o qual, estranhamente, ainda nos relacionamos.

Numa altura em que o renascido interesse pela história recente do país tem sido marcado por alguma negligência interpretativa, a notável série Portugal, um retrato social, da autoria de António Barreto e com realização de Joana Pontes, e que a RTP1 tem vindo a exibir às terças-feiras em horário decente, é um verdadeiro serviço público.

Informam-se, por isso, todos os interessados em ver ou rever o programa que a RTP tem disponível no seu site, em versão integral, os episódios já apresentados.

2 Respostas to “Um retrato fundamental”

  1. carlos freitas said

    É verdade, meu caro Miguel Cardina. As “horas decentes” a que passa o documentário do António Barreto, trata-se do um “um verdadeiro serviço público”, como bem realça. Sem recurso ás novas tecnologias, via telemóvel, ou de circular na “rede” antes de chegar ao écran. Provávelmente o seu “público-alvo” será outro, mas não seria mau que outros tipos de público olhassem para este objecto de estudo da sociedade portuguesa, como algo útil para a Escola/Ensino. No entanto o programa avança, conquista público, para além do interessado. Por vezes os “milagres” acontecem, e a fórmula está bem concebida, no meu ponto de vista.

  2. cs said

    Execelente trabalho sociológico feito por um Bom Sociologo. Cheio de memórias que espero a nossa RTP guarde a sete chaves. Tem aquela casa uma autentica Torre do Tombo em imagens. Incrivel. Acho um estraordinário trabalho, em grande parte feito com esse arquivo riquissimo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: